quinta-feira, 30 de abril de 2009

A MÚSICA E A VIOLA CAIPIRA

A MÚSICA E A VIOLA CAIPIRA

Diante do inigualável universo que a Música Popular Brasileira possui, a música tradicional caipira apresenta-se como sendo uma das vertentes que mais representa a essência da formação étnica do povo brasileiro

por Rui Torneze

Ou seja, um cadinho onde estão misturadas as contribuições e influências culturais dos povos que aqui estavam, vieram ou "foram trazidos" e que tiveram na viola caipira seu instrumento de expressão e na lida dos afazeres do campo a inspiração natural de suas composições.

À época do Brasil colônia, devido ao incipiente costume dos ditos "homens brancos" de abrirem clareiras com suas ferramentas para construírem suas casas, vilas e plantações, os indígenas, alheios à essas práticas, apelidaram aqueles de "caa-pira" (que cortam mato). Como a viola - denominação de praticamente todos os cordofones até então de Portugal - era utilizada pelos jesuítas no processo de evangelização e o trabalho destes desenvolveu-se em comunidades a princípio isoladas, não tardou à associação do uso desse instrumento por esses pioneiros, daí a denominação até hoje de "viola caipira".

A música caipira é uma manifestação espontânea do povo rural, que reflete o dia-a-dia do trabalho, do lazer, da sua religiosidade e todas as relações sociais existentes nas comunidades interioranas. Está viva pelo fato de mesmo as grandes capitais brasileiras serem constituídas por cidadãos que tiveram na vida rural as suas raízes, sejam daqui ou de seus países de origem. Pela própria história da formação econômica do Brasil, o desenvolvimento deu-se por ciclos econômicos extrativistas vegetais, minerais, agrícolas e industriais, onde nessa mesma ordem a população adentrou do litoral ao interior e deste de volta às regiões próximas ao litoral, já na configuração dos aglomerados urbanos, principalmente à partir de meados do século XX. Diante desses fatos, a grande massa proletária urbana foi e é composta de caipiras. Basta notar que existe ainda concentração de horário de radiodifusão dos programas específicos de música caipira, os quais são, em sua maioria, transmitidos nos momentos do despertar dos trabalhadores (de madrugada) e quando estes retornam (à partir das 17 horas).

Meritoriamente a conotação de caipira, hoje, é associada à qualidade, aquilo que é puro ou especial. Veja os "ovos caipiras", as "comidas caipiras" - relativamente caros, porém de excelente qualidades - assim como a referida música, singela nas suas harmonias e com grande sentimento e profundidade na poesia, tornando-as assim, inesquecíveis e passíveis de atravessar os tempos, dado a sua originalidade e beleza.

ilustração Júlio Vaz/Reprodução

Nenhum comentário: